Como Começar a Produzir Música Eletrônica

Como Começar a Produzir Música Eletrônica

Bom, então você decidiu que quer começar a produzir suas próprias músicas, certo? Então você foi lá, procurou um DAW (Digital Audio Workstation – ou “Estação de trabalho de áudio digital”), instalou ele no seu programa e decidiu que agora você vai começar a produzir sua música. Mas aí então a primeira pergunta que surge é: como começar a produzir música eletrônica?

O fato é que existem diversos métodos e maneira de começar suas produções, mas particularmente eu sempre sugiro para quem está começando a produzir que siga a seguinte ordem:

1 – Aprenda a produzir mashups

Um mashup, nada mais é do que a mistura de duas músicas já existentes, editadas em estúdio e prontas para serem tocadas, é muito comum você encontrar mashups de músicas que teem os vocais extremamente conhecidos e “poderosos” junto com batidas potentes e conhecidas de músicas que não possuem um vocal próprio.

Para ver alguns exemplos de mashups você pode acessar o Youtube e pesquisar por “Daft Punk mashup” e provavelmente você vai encontrar diversas músicas que você vai saber cantar e ao mesmo tempo vai pensar “Nossa! A batida dessa outra música!”.

A vantagem de você começar produzindo mashups é que você não precisa de muito conhecimento técnico. Basicamente você só precisa de duas músicas que você curte e um pouco de conhecimento do seu DAW (aplicar efeitos, faders, etc).

Uma dica para produzir mashups que soam muito bem: utilize tracks que estão no mesmo campo harmônico (ou seja, que teem o mesmo “key”). Você pode identificar qual a key da sua música através do seu software de DJ.

Você também pode dar uma olhada nesse outro post aqui, onde eu falo mais sobre mashups.

Post – O que é um Mashup, até que ponto é legal usar no seu set?

2 – Comece a produzir remixes/bootlegs

Depois que você já se familiarizou com mashups, como começar a produzir música eletrônica? Bom, agora eu sugiro que você comece a produzir remixes e bootlegs.

Agora a coisa começa a ficar mais interessante, porque nesse estágio você pode começar a utilizar samples da música que você quer remixar, você pode brincar com o vocal da música original, mas ao mesmo tempo criar sua melodia e adicionar seus próprios elementos para deixar a música “com a sua cara”.

Eu recomendo que esse seja o segundo passo porque aqui você pode precisar de um pouco mais de conhecimento técnico, uma noção de teoria musical, conhecer um pouco de estrutura da música, talvez uma noção de mixagem e masterização, etc.

Agora, talvez você esteja se perguntando qual a diferença entre remix e bootleg, certo? Bom, falando de forma extremamente superficial, a diferença é o reconhecimento por parte do autor da música original a respeito da sua produção.

Se a sua produção é reconhecida pelo autor da música original, você pode chamar de remix, se a sua produção não é reconhecida pelo autor original, a sua música é um bootleg.

Simples né?

E a respeito de mixagem e masterização, o que é isso? Qual é a diferença entre mixagem e masterização? Bom, para responder essa pergunta, eu sugiro que você dê uma olhadinha aqui nesse outro post.

Post – O que é mixagem e masterização

3 – Comece a produzir músicas originais

Nesse ponto, você já está dominando completamente todos os passos anteriores, então é hora de se desafiar ainda mais. Criar suas próprias melodias, seus próprios timbres, sua assinatura artística e porque não, ter as próprias letras para suas músicas.

Aqui você vai aplicar todos os conhecimentos que você adquiriu até agora para criar sua obra prima, os hits que vão colocar a pista “on fire”!

Se você seguir essa ordem, eu te garanto que você vai conseguir ver um ótimo progresso nas suas habilidades e na qualidade das suas produções.

Mas enquanto isso…

Se você chegou a esse post, eu imagino que você já saiba produzir um mashup e você esteja realmente querendo aprender a produzir remixes, então eu gravei um tutorial passo a passo sobre como começar a produzir uma música eletrônica de forma prática.

Esse tutorial não é sobre como produzir uma música completa, mas sim sobre como iniciar o seu projeto de produção. Nele eu vou te mostrar como estruturar sua música, marcar a duração de cada parte dela e usar isso como um guia para o seu processo de criação.

Para isso, tudo o que você vai precisar é do seu programa de produção favorito (DAW) e uma ou duas músicas que servirão de referência.

Dá uma olhadinha aqui no tutorial e não esquece de deixar nos comentários o que você achou.

E ai, o que você achou dessas dicas? Se você curtiu, não esquece de compartilhar com os seus amigos para que eles também comecem a produzir tracks tops! E também não deixe de nos seguir nas redes sociais – @academiadodj em todas elas (Instagram, Youtube e Facebook) para ficar por dentro de todas as novidades!

Participe da nossa comunidade no Telegram e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!