Dicas Para DJ

4 Dicas para testar músicas no set de DJ

4 Dicas para testar músicas no set de DJ

Descubra 4 dicas para testar novas músicas no set e conseguir bons resultados

As músicas são certamente o pilar para que o seu setlist seja bem desenvolvido e atrativo para os ouvintes. Certamente, ao utilizar as músicas certas você irá conseguir oferecer um ar de exclusividade – quem não gostaria de ouvir um: “Nossa, só ouço essa música quando esse DJ está tocando!”?

Então, hoje quero trazer para você quatro dicas muito interessantes que vão ajudar a trazer destaque ao seu trabalho. Você irá conseguir sair da mesmice e ter um setlist mais completo e diferente dos outros DJ da cidade ou região. E sim, você aprenderá a testar as suas músicas antes de finalmente as utilizar.

Quer aprender a montar o set perfeito com músicas que irão trazer visibilidade ao seu trabalho? Siga lendo e se atente nas dicas!

4 Dicas incríveis para testar as suas músicas antes de incluir no seu set

Como eu disse logo no início, você irá precisar testar as suas músicas. Eu, por exemplo, gosto de sempre tentar trazer novidades, músicas que fujam do comercial, algo que seja especialmente tocado por mim e não por outros DJ. 

Músicas que normalmente eu sei que são boas mas que as pessoas não tendem a ouvir com tanta facilidade, não costumam estar tanto no mainstream nem são tocadas com tanta frequência (o que já traz uma diferença boa ao seu set).

Portanto, as 4 dicas serão mais voltadas para isso. Quero que você faça da forma mais natural e consiga encaixar o teste nos momentos mais apropriados durante seu set.

Dica 1 – Teste músicas quando a energia da pista estiver no máximo

A primeira dica que preciso trazer para você é, basicamente, testar as músicas quando a energia da pista estiver no máximo. Sim, aquele momento em que todo mundo está feliz, dançando e curtindo a festa ao máximo!

Aqui pode ser o melhor momento para colocar uma das músicas diferentes que você quer testar. Observe muito bem a reação das pessoas, essa é a parte mais importante.

Eu pessoalmente durante os sets vou construindo a energia, com algumas estratégias que ainda irei compartilhar em outros artigos, até ela chegar a um ápice. Nesse ápice você pode mandar aquela música e claro, como eu disse antes, ter um olhar bem atento às reações do seu público.

Uma dica extra para você conseguir chegar a esse ápice é colocar hits do momento. Coloque duas ou três músicas que chamem a atenção das galera e as prendam, e logo depois desses hits, teste a música que você deseja.

Dica 2 – Aproveite quando a pista estiver com maior nível de álcool

Nesta segunda dica precisamos ter uma coisa em mente – o álcool. Ele altera as pessoas, especialmente as deixa mais desinibidas e com menos filtros e resistência a novidades. Logo, seria uma ótima ideia testar as músicas que você deseja implementar em um momento em que as pessoas já estejam “mais alegres”.

Na maioria das vezes isso acontece mais para o final da festa ou quando a energia não está tão alta, mas as pessoas estão mais abertas a ouvir outros sons por estarem mais embriagadas. Este é um momento ideal e vale a pena aproveitar a oportunidade!

Dica 3 – Fique ligado nas reações e sinais da pista de dança

O ponto anterior já nos leva diretamente para esta dica número três. Essa dica é mais um ponto de atenção, algo que você precisa ter realmente cuidado. Todas as vezes que você for testar uma nova track é necessário estar muito atento à reação da pista. Afinal, eles são o principal, é para eles que você toca e é para eles que você está ali!

Talvez a sua música seja boa – aliás, tenho certeza de que é boa para você, caso contrário não estaria no seu set. No entanto, existem duas possíveis hipóteses. Na primeira as pessoas podem realmente gostar da track, na segunda elas podem não se animar tanto e não gostar tanto.

Estando atento a essas reações você consegue perceber se a sua música é realmente boa ou não. Confira os rostos das pessoas, verifique se elas estão gostando mesmo ou se não fizeram expressões de quem não está curtindo o som. Principalmente se tiver utilizado as dicas anteriores, como testar em momentos com mais animação, veja se a música cortou essa animação.

Os sinais por vezes são um olhar um pouco mais desconfiado, aquela paradinha na dança para conversar, a hora que as pessoas saem da pista e vão ao bar ou até ao banheiro.

Percebeu que as pessoas não gostaram da música? Você já precisa ter um plano B, uma segunda música engatilhada. O importante é não perder o seu público, então esteja pronto para uma “recuperação suave”. 

Entretanto, não se preocupe tanto! Geralmente, quando você tem um bom filtro musical, faz um bom trabalho de pesquisa nas músicas do seu set e é cuidadoso, o teste dá certo. Mas é claro que às vezes achamos que uma música é boa para os nossos ouvidos, mas não agrada o público.

Dica 4 – Não improvise quando for testar

A quarta e última dica que quero te dar a respeito do teste de músicas no set é essencial – não improvise nas músicas que testa no seu setlist. Antes de tudo, você precisa pensar qual é o público que estará naquela festa. Pense em que tipo de música aquele público demanda.

Prepare com antecedência o seu set para conseguir agradar essas pessoas! Se você não sabe como preparar o seu set clique aqui para conferir esse outro artigo onde te mostro algumas dicas a respeito disso. 

Ao preparar o seu set para a festa o importante é que você já separe as músicas que pretende testar no dia. Deixe aquelas músicas separadas e combinadas com o “plano B” da dica anterior. Além disso, não é em todas as festas que você vai sentir abertura para fazer o teste.

É necessário sentir a energia. Observe se é uma festa que parece aberta a novas possibilidades e se as pessoas parecem dispostas a ouvir algo diferente do habitual. O importante é que sempre separe com antecedência, até para dar um ar de exclusividade para aquela festa em específico.

Mesmo que exista um você tenha um “set base”, é legal conseguir fazer apresentações mais dinâmicas e diferentes a cada noite, especialmente por conta das pessoas que sempre acompanham o seu trabalho.

Dica Extra – Invista em mais conhecimento

Se você é DJ e está começando agora, saiba que aqui na Academia do DJ você pode encontrar o curso de DJ perfeito para você!

O Curso de DJ online da Academia do DJ foi pensado para você que está começando totalmente do zero e quer aprender as principais técnicas de DJ utilizadas pelos seus DJs favoritos. 

Você irá aprender as principais técnicas para começar, os melhores softwares e tudo o que precisa para fazer o curso é ter um computador com o seu programa de DJ favorito!

Esse curso foi preparado com muito carinho e cuidado e eu tenho certeza que vai te ajudar muito a crescer como DJ, você pode conferir o curso clicando aqui nesse link.

Eu espero que você tenha gostado das dicas desse artigo! Compartilhe este artigo com os seus amigos ou aqueles que gostem de música! Não deixe também de nos seguir em nossas redes sociais – @academiadodj.

Participe da nossa comunidade no Telegram e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!