Dicas Para DJ

O Que É e Como Fazer Mixagem Harmônica

O Que É e Como Fazer Mixagem Harmônica

Mixagem harmônica é uma das técnicas mais importantes que um DJ deve conhecer, ela é utilizada o tempo todo pelos top DJs ao redor do mundo e talvez, depois de saber disso você pode imaginar que é uma técnica super difícil e complicada, mas é por isso que nesse post vamos falar mais sobre o que é mixagem harmônica e como fazer mixagem harmônica, para desmitificar esse assunto de uma vez por todas.

A mixagem harmônica durante o set de um DJ refere-se a técnica de combinar e mixar músicas de maneira harmoniosa e agradável aos ouvidos da pista. Quando um DJ está tocando em um set, ele tem várias músicas diferentes que ele pode querer tocar para o público. A mixagem harmônica se trata de encontrar músicas que estejam dentro de um campo harmônico compatível e mixa-las de forma suave e fluida.

A “key” de uma música se refere à tonalidade em que ela está. Cada música tem uma “key” específica, como Dó maior, Ré menor, Lá sustenido menor, entre outras. Algumas keys musicais soam bem juntas, enquanto outras podem causar conflito sonoro ou desarmonia.

Vale lembrar que se você quer aprender as principais técnicas de DJ utilizadas pelos top DJs (inclusive os seus DJs favoritos), você com certeza vai gostar de conferir nosso curso de DJ online voltado para DJs que estão começando do zero. Você pode saber mais sobre o nosso curso através clicando aqui nesse link.

O que é o Circulo de Camelot (Camelot Wheel)

Antes de mais nada, precisamos entender o que é o circulo de camelot e como ele pode nos ajudar a fazer mixagens harmônicas. Então vamos lá.

O círculo de camelot nos mostra quais campos harmônicos musicais combinam entre si para que nós possamos fazer uma mixagem harmônica, suave e empolgante. E para saber quais campos harmônicos combinam com quais, nós precisamos aplicar um T na harmônica que estamos tocando, dessa forma vamos seguir a regra: você sempre pode mixar com os vizinhos.

Isso quer dizer que se você está tocando uma música que está no campo harmônico 12B, você pode mixar harmonicamente com músicas que estejam em 12A, 1B ou 11B – aplicando um T como na imagem.

Porém, se você estiver tocando uma música que esteja em 12A por exemplo, então nesse caso você deve “inverter” o T, o que quer dizer que você poderá mixar harmonicamente com músicas que estejam em 11A, 1A ou 12B.

Existem outras versões do círculo de camelot que mostram também as notas de cada campo harmônico, porém, pessoalmente eu prefiro utilizar essa versão mais simplificada.

O círculo de camelot também pode nos mostrar algumas outras informações, mas não vou cobri-las nesse post para não fugir do tópico, porém se você quiser saber mais, sugiro que você dê uma olhadinha no site do MixedInKey (em inglês).

Nesse tutorial aqui em baixo eu mostro passo a passo na prática como fazer uma mixagem harmônica dentro do programa de DJ:

YouTube player

Mas o que pode acontecer se você não utilizar a técnica de mixagem harmônica?

Utilizar a técnica de mixagem harmônica não é obrigatório, mas aqui estão algumas situações indesejadas que podem acontecer as vezes se você não utilizar essa técnica:

Desarmonia sonora: As transições entre as músicas podem soar bruscas e desagradáveis aos ouvidos. Isso pode causar desconforto ao público e interromper o fluxo da pista de dança. As mudanças abruptas de “key” podem criar uma sensação de conflito e desarmonia entre as músicas.

Perda de energia: A falta de mixagem harmônica pode levar a uma perda de energia na pista de dança. Transições desajeitadas e abruptas podem quebrar o ritmo e o”flow” da música, diminuindo o entusiasmo e o envolvimento do público.

Perda de coesão e narrativa musical: A mixagem harmônica é uma ferramenta importante para criar uma narrativa musical contínua e envolvente. Quando não utilizada, pode ser difícil para o público acompanhar a linha musical e se envolver totalmente na experiência do seu set de DJ.

Em resumo, a falta de mixagem harmônica pode resultar em transições bruscas, desarmonia sonora, perda de energia e quebra do fluxo musical, afetando negativamente a experiência do público e a qualidade geral do seu set.

Se você gostou de saber o que é mixagem harmônica e como fazer uma mixagem harmônica dentro do seu set de DJ, não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos que também são amantes da música assim como eu e você. Ah! E não esqueça de nos seguir nas redes sociais seguindo @academiadodj. Até a próxima dica!

Participe da nossa comunidade no Telegram e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!