Dicas Para DJ

Como Controlar a Energia da Pista de Dança

Como Controlar a Energia da Pista de Dança

Diferentes festas pedem ter diferentes energias, concorda comigo? Com diferentes energias, existem diferentes formas de um DJ conseguir conduzir a maneira como as pessoas aproveitam a festa quando estão na pista. Tendo isso em vista, quais são as melhores técnicas para que você consiga controlar a energia da pista no seu set? É isso que vou te mostrar aqui nesse artigo!

Qual é a importância de controlar a energia da pista?

Você pode estar se perguntando, mas, afinal, se eu já tenho meu set pronto, por que preciso dessas técnicas? O fato é que dependendo da sua posição no lineup e/ou estilo de festa que você está tocando, você pode querer fazer coisas diferentes com a pista.

É importante que você saiba como agir em imprevistos e quando você utiliza essas dicas, você com certeza vai se sentir muito mais tranquilo e no controle da situação. Por exemplo, você provavelmente já presenciou alguma hora em que a pista ficou mais desanimada. É normal, muitas vezes quando estamos tocando músicas “não comerciais” podemos acabar deixando a pista meio parada.

Quando isso acontece, as vezes pode ser difícil recuperar a pista. Mas sabe por que isso acontece? Porque infelizmente, você ainda não sabe como controlar a energia da pista, e é por isso que você precisa dessas técnicas.

Muitas vezes, para manter a pista completamente “on fire”, é preciso ter muito foco e energia. E após algumas hora de set é normal que você se sinta cansado.

Por isso é muito importante você entender o que pode fazer para controlar a energia da pista de dança para conseguir manter a sua energia física ao longo de toda a festa e garantir a diversão a todo o momento de forma equilibrada. Assim terá certeza de que todos vão continuar dançando.

Essas dicas também podem ser conferidas em formato de vídeo dando o play aqui em baixo 😉

YouTube player

Técnica 1 – Técnica W

A primeira técnica que tenho para te passar é a “técnica de W”. Para simplificar separei em passos:

  1. Você começa no topo da letra W, ou seja, de forma mais animada, com o som lá em cima;
  2. Depois diminui um gradativamente a energia para o ponto baixo inicial da letra, você vai ver que a pista vai dar uma acalmada, é normal;
  3. Assim que você perceber que as coisas estão sob controle novamente, está na hora do boom, coloque aquela pedrada e agite a pista novamente;
  4. Mais uma quedinha, conforme a letra W e repita o segundo passo novamente;
  5. Por fim, você encerra o seu set com aquela track memorável e que vai deixar todo mundo completamente maluco.

Lembre-se que essa técnica é muito útil em festas mais longas. Casamentos, formaturas, festas em que você vê que as pessoas conversam mais, saem mais da pista e voltam a todo instante… Vale a pena apostar nas quedas de energia em momentos onde as pessoas estejam conversando um pouco mais.

Esteja sempre atento, pois a queda de energia deve ser sutil, o controle que você fará ao público não deve acabar com o clima! 

Técnica 2 – Técnica de barra

Às vezes acontece de o tempo do DJ ser mais curto, então, fica complicado aplicar a técnica anterior. É por isso que além do domínio das técnicas você deve ter um ficar sempre atento para entender qual delas você deve aplicar em cada evento. 

De qualquer forma, se você tem um tempo limitado para tocar, como em sets de 30 a 45 minutos, a técnica da barra é a ideal. Ela consiste em começar e terminar seu set com energia máxima, mantendo a pista sempre em bombando! 

Muitas vezes o dono do lugar pode pedir para você dar aquela “palhinha”, seja para o público te conhecer ou o próprio avaliar o seu trabalho. Nesse caso, não há tempo para quedas na energia; você quer garantir que a energia permaneça contagiante e excitante durante todo o seu tempo de apresentação. 

Sendo assim a técnica consiste em mandar tudo o que você tem de melhor de uma vez, colocar a pista lá no alto! Lembra do início e meio do W? Você deixará sempre lá, bem em cima!

É importante, sempre que possível, terminar a festa com a energia lá em cima. Isso acaba dando uma boa impressão ao público, afinal quem nunca teve aquele “gostinho de quero mais?”. Esse gostinho vem para o público quando você termina com a energia la em cima!

A ideia é impressionar a público desde o início e mantê-los em movimento até o último minuto!

Técnica 3 – Técnica de V

A “técnica de V” é bem mais flexível e se adapta a situações diferentes. Normalmente é mais útil quando a sua apresentação não é muito longa, mas também não é muito curta (uma hora e meia a duas horas de apresentação). Aplique isso principalmente em lugares onde o público tenha mais chance de conversar. 

É por isso que essa técnica envolve começar em um nível de energia alto (início do V), dar uma controlada (meio do V), voltar a subir (fim do V) e terminar com a energia lá em cima. Em um casamento, por exemplo, muitas vezes você vai abrir a pista logo depois do jantar. 

Então é necessário começar lá em cima! No entanto, na metade pode ser que pessoas importantes do evento (noivos, família do noivos, etc) precisem socializar ou se ausentar, dando brecha para diminuir o ritmo.

Nesse caso, a situação é simples, dê uma controlada na energia e suba novamente quando essas pessoas chave voltarem. Além de eficaz em controlar a energia, isso acaba valorizando os donos da festa. 

Lembre-se de sempre sentir o que fazer em cada momento. Não existe regra e sim existem ferramentas para você utilizar em cada momento!

Quer saber mais sobre ser DJ? Tenho tudo preparado pra você!

Gostou dessas dicas, mas ainda tem o sonho de ser um DJ bem-sucedido? Preparamos para você um material muito interessante e totalmente online. Se está começando agora e quer aprender as técnicas de mixagem dos seus DJs favoritos basta clicar aqui.

Este é um curso da Academia do DJ onde você aprende do zero mesmo sem equipamentos. Apenas precisa do seu computador e o seu software de Dj favorito instalado. Corre aqui nesse link para saber mais! 

E se você gostou desse post, não deixe de compartilhar com a galera e nos seguir nas redes sociais seguindo @academiadodj no Instagram, Facebook e Youtube! Até a próxima dica DJ!

Participe da nossa comunidade no Telegram e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!