Produção Musical

Como Começar a Produzir Música Eletrônica Pela Melodia

Como Começar a Produzir Música Eletrônica Pela Melodia

Uma das maiores dificuldades e pesadelo que um produtor de primeira viagem pode encontrar no meio do seu caminho é aquela famosa, temorosa, terrível e assustadora… tela vazia de um novo projeto ao abrir seu programa de produção.

Essa é uma “fase de vida” completamente normal e que todo produtor passa quando está começando sua jornada, então se você está tendo esse tipo de problema, não se preocupe, nesse post eu vou te mostrar uma das formas de encarar esse desafio.

Lembrando que há diversas ferramentas e técnicas que você pode utilizar para começar sua produção, cada uma delas te possibilita começar por uma parte ou elemento diferente da música.

Por exemplo, nesse post eu vou te mostrar como começar a produzir sua música eletrônica pela melodia, mas há ainda a possibilidade de usar a técnica de mapeamento para começar sua produção pela bateria da track, ou a técnica para começar sua produção pelo vocal/acapella.

Você pode aprender essas e outras técnicas de produção dentro do curso de produção de música eletrônica da Academia do DJ, lá você vai ver passo a passo como construir cada elemento da sua música (bateria, bassline, melodia e harmonia, efeitos, compressores, equalizadores e tudo mais).

Além disso você também vai poder acompanhar passo a passo a construção de um projeto do começo ao fim, desde a tela branca do Ableton Live até a Mixagem e Masterização da track.

Para saber mais sobre o curso de produção de música eletrônica da Academia do DJ, basta você clicar no botão que está aqui em baixo e você vai ser direcionado para a página que contem todo o conteúdo detalhado do curso, bônus, depoimento dos alunos, etc.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE PRODUÇÃO COMPLETO »

A técnica que vou te ensinar nesse post é bem simples e tudo que você vai precisar para você aplica-la é de um gravador de áudio (pode ser o que já vem no seu celular mesmo), eu uso um aplicativo chamado “Dictaphone”, ele é gratuito e está disponível para Iphone e Android.

Em seguida o que você precisará fazer é “assobiar” ou “cantar” sua música e gravar no seu aplicativo favorito, simples né? Mesmo que você tenha uma voz de “cantor de chuveiro”, deixe isso de lado e cante sua música no seu celular, essa etapa será importante mais tarde.

Depois que você gravar sua própria voz cantando sua própria música, você deve copiar esse arquivo de áudio para dentro do Ableton e é ai que toda a mágica vai começar a acontecer.

Com uns pequenos cliques aqui, uns ajustes ali na nossa assobiada e a escolha do timbre correto para a nossa ideia, você terá em poucos minutos um esboço da track que você imaginou.

As vezes acho meio difícil explicar música com palavras, então que tal pararmos de teoria e partirmos para a prática? Aqui em baixo você pode conferir a primeira aula do módulo de métodos de produção do curso de produção completo da Academia do DJ onde eu ensino essa técnica.

Essa técnica é bem simples e muito útil, tenho certeza que ela poderá te dar um norte para os momentos em que você se sentir perdido quando começar um projeto. Me conta aqui nos comentários o que achou dessa dica

Como Começar a Produzir Sua Música Eletrônica Pela Melodia | Também disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ke2kSmoLqxs

Participe da nossa comunidade no Telegram e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!