Como Dominar Completamente o Mixer

Como Dominar Completamente o Mixer

O mixer é sem sombras de dúvidas uma das principais ferramentas de um DJ, por isso dominar esse incrível componente é extremamente importante, se você entender como ele trabalha você pode não só melhorar suas mixagens para a pista como também a qualidade da produção das suas próprias tracks e remixes.

Então, já que esse nosso parceiro é tão importante, eu decidi fazer esse post e compartilhar com você um pouco do meu humilde conhecimento e algumas dicas sobre esse tema, e para facilitar mais ainda, eu produzi um infográfico que você pode baixar e levar consigo onde for para ter sempre uma “colinha” do assunto em suas mãos.

É importante esclarecer que nesse post eu não vou dar uma aula completa sobre o mixer e equalização, mas vou dar algumas dicas simples que podem te ajudar bastante, principalmente a equalizar suas produções e fazer com que cada elemento seja ouvido de uma forma mais limpa na sua música.

Como o mixer trabalha?

O mixer é um equipamento essencial para qualquer DJ, ele tem diversas funções como controlar a saída das músicas dos decks para as caixas de som da pista, controlar a pré-escuta, aplicar efeitos nas tracks e entre outras tarefas, equalizar o áudio dos decks… ufa! Quanta coisa em?!

De todas essas funções é sobre essa última que quero falar: a parte de equalização.

Todo som é produzido através de pulsos elétricos que acontecem de forma mais rápida ou mais lenta, ou seja, com uma frequência mais alta ou mais baixa. Quanto menor é a frequência mais grave e pesado é o som e quanto maior a frequência, mais agudo o áudio fica.

Fácil de entender né?

Quando entendemos isso, os botões de “High”,”Mid” e “Low” do mixer começam a fazer mais sentido. Esses botões nos auxiliam a trabalhar em cima dessas frequências (baixas, onde atuam os graves, médias e altas onde atuam os agudos).

Isso quer dizer que quando você girar o Knob de Low para um lado, você vai diminuir a atuação de sons graves, e para o outro lado você vai aumentar a saída desses sons. E assim para os botões de “Mid” e “Hi” também.

Ou seja, a grosso modo podemos dizer que o estamos controlando o volume dos sons graves, médios e agudos através do equalizador do mixer, a grosso modo! Mas por favor, se você tiver em uma roda de DJs não fale isso ok? Hahaha.

Até aqui beleza, pode ser que não tenha muito segredo e nenhuma novidade para você, mas agora eu te pergunto, como saber quais elementos você está realmente cortando ou aumentando? E se você quiser cortar ou dar mais ênfase em um som específico, como você sabe em qual faixa de frequência esse instrumento trabalha?

Muito provavelmente você vai tentar fazer isso de ouvido certo?

Então para te auxiliar, eu preparei o infográfico que está aqui em baixo que mostra em quais frequências cada elemento atua, é bem fácil de entender ele.

O ícone do elemento marca a frequência onde o instrumento tem sua principal atuação, cada um deles possui uma linha colorida que se estende entre as diversas frequências (marcadas na parte de cima do infográfico), quanto mais próximo de branco for essa linha, menor é a presença daquele som naquela região de frequência.

Ai fica fácil de saber o que você vai fazer quando usar cada um dos Knobs de equalização do mixer certo? Basta lembrar da regra que te mostrei anteriormente, o Low atua nas frequências baixas (entre 20Hz e 110Hz aproximadamente), o Mid atua nas frequências médias (de 111Hz a 3500Hz aproximadamente) e o Hi trabalha nas frequências altas (acima dos 3500Hz).

Mito – É possível tirar o vocal da música usando apenas o mixer?

Acho que isso é uma coisa bem legal para tratar nesse post, porque eu vejo diversos tutoriais na internet onde os DJs dizem que se você quer tirar o vocal de uma track você só precisa cortar todo o MID (ou seja, todos os sons médios da música) e pronto! Todo o vocal some.

Infelizmente isso é apenas mito, você pode fazer essa experiência e conferir o resultado por si mesmo, mas posso te adiantar aqui que tudo o que vai acontecer é que sua música vai ficar abafada e o com menos vocal, menos presença do snare e dos claps.

Se você quer trabalhar apenas com a parte instrumental de uma música aqui vai a minha dica para você: procure pela versão Instrumental (Instrumental Edit) da track e trabalhe apenas com ela, não fique inventando gambiarras com plug-ins e mixer no Virtual DJ, Traktor ou Serato para tentar remover as vozes, você vai acabar prejudicando a qualidade do áudio e ainda vai obter um resultado ruim.

Da mesma forma, se você quer trabalhar apenas com o vocal, procure a acapella (versão que contem apenas as vozes) e trabalhe com ela separadamente, nada de maracutaias malucas para tentar obter apenas a parte cantada da track, combinados?

Como deixar o Drop mais alto sem aumentar o volume?

Uma outra sacada que quero compartilhar com você nesse post é uma dica bem simples que pode fazer seu drop ficar mais alto sem que você precise aumentar o volume dá música.

OBS: O drop é o “refrão” da música eletrônica.

O grande truque aqui é: quanto maior é o silêncio, mais alto um barulho PARECE.

Com isso em mente, temos duas formas de fazer com que o drop de uma música soe mais alto sem a necessidade de aumentar o volume. A primeira maneira é simplesmente ir diminuindo um pouco o ganho “Gain” gradativamente durante o final do buildup (aquela parte onde a track parece estar “subindo” antes do drop), e ai quando for entrar o drop você volta o ganho ao normal de uma vez só.

O knob “Gain” nos ajuda a fazer uma compensação de volume na música, ou seja, ele permite aumentarmos ou diminuirmos o volume da track. Dessa forma fica mais fácil igualar o volume da música que vai entrar com o volume da que já está rolando.

A segunda forma é bem parecida, mas ao invés de reduzir o “Gain” você deve reduzir o “Low” da track durante o buildup. Lembrando que o Low atua nas frequências baixas, isso quer dizer que fazendo isso você vai cortar o Kick (batida) da música, e também o bass e sub-bass, que são sons que dão peso na música.

Quando o drop chegar você deve voltar o “Low” de uma vez, dessa forma para o público vai parecer que você deixou a track mais pesada do que antes, mas na verdade, o que aconteceu é que antes ela ficou mais leve.

Duas sacadas bem simples e práticas né?

Uau! Quanta coisa falamos nesse post em! Eu achei que ficou muito bacana e com dicas bem valiosas aqui, tenho certeza que ele merece o seu like e um compartilhamento com seus amigos!

Viu como o mixer é poderoso? Se você souber trabalhar com ele a seu favor tenho certeza que você vai ser capaz de levar a pista a loucura. O que achou das dicas? Você já sabia usar essa poderosa ferramenta? Deixe suas respostas aqui nos comentários.

Participe da nossa comunidade no Telegram e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!