Produção Musical

Como Fazer Warp no Ableton

Como Fazer Warp no Ableton

Um dos processos mais naturais durante a criação de um remix/bootleg é a etapa de adicionarmos o vocal completo da track original que estamos remixando, ou até mesmo usarmos apenas algumas partes da cantoria para criarmos algum efeito, transição, etc etc.

Porém, muitas das vezes o que acontece é que ao adicionarmos o canal de áudio contendo a Acapella a ser cantada, o vocal fica fora do tempo do restante da track, e é ai que eu considero que o Ableton é um verdadeiro campeão e facilitador na vida dos produtores haha.

Para corrigirmos esse pequeno problema, nós podemos utilizar de um recurso nativo disponível dentro do próprio Ableton chamado Warp. O warp é um recurso que nos permite manusear o clipe de áudio para que possamos “encaixar” cada parte do áudio (ou nesse caso, do vocal) em uma determinada parte do nosso compasso.

Muitas pessoas acham que fazer warp no vocal dentro do Ableton é um bicho de sete cabeças, e talvez, mesmo explicando assim com palavras ele continue parecendo ser esse monstro destruidor de produtores.

Entretanto, para provar que na prática isso é mais fácil do que parece, eu fiz um tutorial para te mostrar passo a passo como utilizar o warp no Ableton Live 9, e para você conferir, basta dar o play no vídeo aqui em baixo.

Muitas pessoas podem achar que o warp é um recurso que deve ser utilizado apenas em situações que você deseja ajustar uma acapella ao tempo da sua track, porém, esse recurso pode ser utilizado sempre que você desejar reajustar a posição de qualquer áudio dentro do seu audio-clip, ou ainda, quando você desejar “prolongar” ou “encurtar” um determinado som.

MAS LEMBRE-SE: Fazer alterações muito pesadas na forma de um som (como alongar demais ou encurtar demais), podem muito provavelmente causar distorções no mesmo, então tenha cuidado e respeite os limites do seu áudio para não prejudicar a qualidade ok?

Se você gostou desse tutorial, não esqueça de compartilhar com os seus amigos, isso também pode ser muito útil para eles.

Como Fazer Warp no Ableton – Também disponível no canal do Youtube em: https://youtu.be/1ZWJ8CzMorA

Participe da nossa comunidade no Telegram e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!