Produção Musical

Como Se Manter Dentro da Escala (GARANTIDO)

Como Se Manter Dentro da Escala (GARANTIDO)

Se você está começando a produzir agora, é perfeitamente normal que você tenha dificuldades com a parte de teoria musical.

O problema é que muitas vezes nós tendemos a ignorar as coisas que nós temos dificuldades, porém, sinto lhe dizer que se você pretende produzir tracks com a qualidade e padrão do mercado, você não pode deixar isso de lado.

Então, nesse post eu decidi compartilhar com você uma dica infalível para te ajudar a se manter sempre dentro da escala.

Mas antes de te mostrar essa dica, vamos voltar um pouquinho mais ao começo desse assunto e alinhar alguns conceitos para termos certeza que estamos falando das mesmas coisas.

O que é uma escala musical?

Antes de mais nada, eu preciso te avisar (e assumir) que eu não sou um expert em teoria musical, não passei anos estudando em conservatório, nem nada do tipo.

Eu conheço o suficiente para produzir uma música eletrônica de qualidade, e estou tentando aqui compartilhar com você parte desse conhecimento da forma mais simples e descomplicada possível.

Pensando nisso, resolvi explicar a resposta para essa pergunta da seguinte forma:

“Uma escala musical é um grupo de notas que permitem a criação de acordes e melodias que soam bem, e dentro da mesma afinação.”

Como você pode ver, essa é uma explicação totalmente “não técnica”, mas prática e útil sobre as escalas.

Há diversos tipos de escalas, mas mais comuns e mais utilizadas são a escala maior para a produção de músicas alegres e a escala menor para e produção de música mais sérias ou mais “tristes”.

Vale lembrar que isso é apenas uma visão geral sobre escala musical, dentro do curso de produção de música eletrônica da Academia do DJ você vai encontrar uma aula específica sobre a produção de melodias e harmonias.

Nessa aula o assunto de teoria musical é explicado com um pouco mais de detalhes, além de você aprender também algumas estratégias para a produção de melodias e harmonias.

Para saber mais detalhes sobre o conteúdo do curso, depoimento dos alunos, bônus e garantia de satisfação da Academia do DJ, basta você clicar aqui nesse link ou no botão aqui em baixo.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE PRODUÇÃO COMPLETO »

Como se manter dentro da escala?

De qualquer maneira, usando a dica desse post você será capaz de produzir melodias e harmonias que soem dentro da mesma afinação.

Basicamente, você pode utilizar o plugin “Scale” (nativo a partir do Ableton Live 9.7) para mostrar ao Ableton quais são as notas que estão dentro da escala que você quer tocar.

“Mas Everton, e se eu não sei quais são as notas que fazer parte da minha escala?”

Felizmente, o Ableton conta com uma série de presets desse plugin que já trazem as notas que fazem parte de determinadas escalas, como por exemplo a escala maior e menor.

Dessa forma, basta apenas arrastar o preset da escala desejada para o canal MIDI que você está utilizando e automaticamente o Ableton irá se encarregar de ajustar as notas do seu clipe MIDI.

Eu fiz um tutorial mostrando na prática passo a passo como você aplicar essa dica, para conferir o tutorial, basta dar o play no vídeo aqui em baixo.

É claro que isso não substitui o conhecimento de teoria musical, porém, se você não tem nenhuma noção sobre o assunto, te garante que ao menos você não ficará desafinado.

Conhecer teoria musical é importante para entender quais notas você deve utilizar de acordo com a linha musical ou sentimentos você despertador ao ouvinte da sua música.

Portanto não deixe de estudar sobre o assunto ok? Se você gostou dessa dica, não esqueça de compartilhar com seus amigos produtores, tenho certeza que eles vão curtir bastante, até a próxima 😉

Como Se Manter Dentro da Escala (GARANTIDO) – Disponível também no Youtube através do link https://www.youtube.com/watch?v=PzyT5ko8ZtM

Participe da nossa comunidade no Telegram e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!