A maioria dos DJs inicia sua carreira pelos programas e aplicativos de DJ disponíveis nesse mundão. Porém, no começo é um pouco difícil saber quais são os melhores e para que cada um deles servem.
Então nesse post eu vou compartilhar com você o filé da música quando se trata de programas para a “DJzada”.
Virtual DJ
Um dos mais falados, e talvez o programa de DJ mais polêmico.
O Virtual DJ é um programa muito bom pois exige pouco ou nenhum conhecimento do DJ iniciante, além de ter alta compatibilidade com a maioria dos equipamentos para DJ (Controladoras, CDJs e Toca Discos).
É um software muito bom para usar durante sua fase de aprendizado, e até mesmo para tocar em algumas festas particulares onde o importante é agitar a pista.
Possui uma interface muito simples e entre os programas de DJ é o que chega mais próximo do visual de uma controladora ou CDJs, o que facilita a vida quando você precisar deixa-lo para tocar com CDJs.
O VDJ (Virtual DJ) é bastante polêmico pois te ajuda muito a acertar suas mixagens graças a seus ótimos recursos, o que faz com que muitas vezes, usa-lo em locais onde há outros DJs vendo sua performance pode te deixar com uma imagem de DJ amador. c
Porém, essa é uma discussão que rende muito assunto, assim como a questão “CDJ ou Controladora?” – Clique aqui para conferir esse post.
O fato é: o Virtual DJ é sim um bom programa para utilizar até um determinado limite de sua carreira e altamente recomendado para seu aprendizado, mas se você quer se profissionalizar, você deve preparar seu psicológico para larga-lo um dia.
Traktor DJ
O Traktor DJ é um dos principais concorrentes do Virtual DJ.
Ele possui uma interface bem diferente do seu concorrente, não tão chamativa e intuitiva, porém também é muito utilizado pelos DJs.
Ttanto o Traktor quanto o VDJ possuem recursos semelhantes, como efeitos, samplers, sync, etc, e ambos geram a mesma polêmica, porém tocar com o Traktor não te deixa com uma imagem de tão amadorismo.
Consideração final sobre o Traktor: Para aprendizado recomendo o VDJ, mas mesmo que você utilize o Traktor, prepare-se para um dia deixa-lo quando decidir se profissionalizar.
Outro programa bem famoso é o Serato, que possui também recursos semelhantes aos anteriores.
“Qual deles devo usar Everton?” – Use o que você achar melhor e se identificar mais, eu particularmente no começo não me dei bem com o Traktor, outro DJ que tocava comigo em bares preferia o Traktor, o outro que tocava nas festas comigo usava escolhia o software dependendo do equipamento, com um determinada controladora ele usava o Traktor, com CDJ o Virtual DJ.
Então é isso, você precisa ver qual te atende melhor e você se identifica mais, quando se trata de programas de DJ não há um certo ou errado. Se você ainda está em dúvida, recomendo que teste ambos.
Mas se você estiver de bobeira com os amigos e quiser apenas fazer uma graça durante um churrasco, há também o aplicativos para DJ, vou listar aqui apenas alguns pois há uma imensidão, e esses não devem ser usados para discotecar.
Aplicativos de DJ
Se você tem um Android você pode baixar o DJ Studio 5, esse é um aplicativo de DJ Free que particularmente achei muito bom, possui funções de cue, Equalizador, efeitos, ele também permite que você grave seu set e compartilhe no SoundCloud.
Porem se você conta com um aparelho da Apple em suas mãos, você tem a opção do DJ Mixer 3 que traz consigo 2 decks, Equalizador e outras funções semelhantes ao ao DJ Studio.
Mas se o que você está procurando é um aplicativo no estilo Controlador MIDI para brincar com uma bateria eletrônica ou fazer sua musica ao vivo, você deve experimentar o “Mesas de Mistura DJ”.
Esse app permite você tocar samples, aplicar efeitos individuais e alterar o estilo desses samples, tudo em tempo real. Realmente dá para gastar algumas horas com esse app.
Um app que sem dúvidas não pode faltar no seu celular é o famoso Shazam. Com ele você consegue identificar a música que está tocando e armazenar a tag dela para que você possa baixar depois, ouvir a track no iTunes, compartilhar com os amigos ou até mesmo ver o clipe (se estiver disponível).
O mais importante é que ele identifica praticamente qualquer música, mesmo as antigas!
Qual programa e aplicativos de DJ você usa? Conta ai nos comentários o que acha deles e se já experimentou algum desse citados no post.
E se você gostou do artigo não esquece de dar uma curtida e uma compartilhada com os seus amigos.
Seja o primeiro a comentar!