Dicas Para DJ

3 Dicas de Como Mixar Músicas de BPM Diferente

3 Dicas de Como Mixar Músicas de BPM Diferente

Se você já viu os DJs profissionais tocando em grandes festivais, provavelmente você já deve ter visto que algumas vezes eles simplesmente mudam o bpm durante o set e isso deixa a pista completamente louca. Qual será o segredo disso? Será que é algo difícil de ser feito? Nesse post, vamos desvendar esses grandes mistérios e te mostrar como mixar musicas de BPM diferentes.

Existem algumas formas de mixar músicas de bpm diferentes e nesse post eu vou te mostrar 3 delas de maneira escrita, e no final do artigo você pode encontrar um vídeo que está disponível lá no nosso canal do Youtube com essas 3 técnicas aplicadas e ensinadas na prática.

Vale lembrar que se você quer aprender todas as técnicas usadas pelos seus DJs favoritos, você também pode dar uma conferida no nosso curso de DJ Online clicando aqui nesse link.

Mas caso você queira ficar só no conteúdo padrão, vamos continuar falando aqui como você pode fazer a mixagem de musicas com bpm diferentes.

Vale lembrar que utilizar essa técnica pode ser muito útil quando você quer dar uma quebrada na energia da pista (seja para aumentar ou diminuir), além disso, também é importante dizer que essas mudanças de BPM nem sempre são simples de serem improvisadas, então é importante você conhecer bem suas músicas e treinar bastante algumas possibilidades para evitar qualquer imprevisto.

Como Mixar Músicas de BPM Diferentes Usando Loop

Essa técnica é uma das minhas favoritas, e para aplicá-la você vai precisar de:

  • 2 músicas com Intro e Outro ou algum trecho em que você possa criar um loop
  • Sync
  • Função “Tempo Range”

Nessa técnica o primeiro passo é identificar qual o trecho em que você pode criar um loop.

Vamos supor que você esteja tocando uma música de Reggaeton a 100 bpm e você queira mixa-la com uma música eletrônica que está em 124 bpm.

Então o primeiro passo será apertar o Sync da sua música de reggaeton primeiro (atenção, pois a ordem dos decks é importante), em seguida você apertará o sync na sua música eletrônica. Se tudo der certo, você agora deverá ver as duas músicas com 100 bpm.

Em seguida, você deve utilizar a função “Tempo Range” para mudar quanto bpm sua controladora/cdj pode alcançar através do tempo (aquele botãozinho que controlar o bpm). Você deve apertar o botão de tempo range até que você encontre a opção “WIDE” no seu software de DJ/CDJ.

Agora que as duas músicas estão em sync, quando sua música de reggaeton entrar na “Outro”, você vai dar o play na música eletrônica e colocar as duas em loop.

Em seguida, você vai aumentar o bpm do deck em que está rolando seu reggaeton até que ele atinja o bpm desejado (nesse caso, 124). Faça isso na velocidade em que você desejar, quanto mais rápido, mais a pista vai perceber a mudança (as vezes você quer que o público perceba), quanto mais lento, mais discreto será sua virada.

Uma vez que as duas musicas atingiram o bpm desejado, é só soltar o loop da música eletrônica e seguir com a mixagem normalmente.

Simples né? Você pode conferir isso na prática aqui nesse tutorial, no minuto 01:54.

Como Mixar Músicas de BPM Diferentes Fazendo um “corte”

Essa segunda técnica é bem mais simples e basicamente consiste em você encontrar um momento oportuno para “cortar” a primeira música.

Geralmente na música eletrônica nós temos uma grande queda depois do primeiro drop, essa queda pode ser um momento de silêncio, ou efeito de noise down, um efeito “boom” ou qualquer coisa do tipo.

Nós podemos tirar vantagem desses momentos para cortar o volume da música que está tocando em teve essa queda e dar o play na música seguinte, entrando com ela em algum momento de impacto (geralmente direto no refrão) ou em um momento de um som muito conhecido (uma guitarra, synth, vocal, etc).

Isso vai gerar o efeito “Woooow!” na pista e deixar todo mundo completamente louco.

Um outro momento oportuno para fazer isso, também pode ser ao final de algum buildup, quando temos algum vocal por exemplo, isso gera um momento de expectativa e tensão do qual podemos nos aproveitar.

Bem simples né? Você pode conferir isso na prática aqui nesse tutorial no minuto 12:27.

Como Mixar Músicas de BPM Diferentes Utilizando Mashups

Essa técnica daqui é muito muito simples e basicamente consiste em você encontrar um mashup que ja esteja editado e pronto para mudar de estilo.

Existem muito mashups prontos na internet e você pode encontrá-los em diversos sites para baixar músicas de DJ, como o DJ City e o Beatsource por exemplo.

Um dos mais famosos que eu ouvi quando comecei a ir para clubs e que as pessoas conhecem até hoje em todos os lugares do mundo onde já estive é o famoso mashup da Katy Perry vs Lil John – Friday Night vs Shots.

Esse é um exemplo clássico de mashup que pode te ajudar a mixar músicas de bpm diferentes.

Vale lembrar mais uma vez que a mudança de um BPM tem que ser muito bem pensada, ela pode ser muito positiva (colocando a pista totalmente “on fire”) mas também pode ser um “tiro no pé” se ela der errado.

Viu só? Saber como mixar músicas de BPM diferentes não é nenhum bicho de 7 cabeças!

Se você gostou desse post, não esquece de compartilhar com a galera para que eles também saibam como mudar de bpm durante o set e parem de fazer aqueles sets “retos” que deixa a galera com sono. E também não deixe de nos seguir nas redes sociais – @academiadodj

Esse tutorial também está disponível em vídeo com exemplos práticos de cada uma das técnicas no nosso canal do Youtube:

YouTube player

Até o próximo post DJ!

Participe da nossa comunidade no Telegram e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!