Produção Musical

Como fazer Vocal Chop (picote de vocal)

Como fazer Vocal Chop (picote de vocal)

Se você é um bom amante da música eletrônica e tem acompanhado a cena brasileira e o crescimento do Brazilian Bass / Low Bass, você deve ter percebido que o uso de “picotes” dos vocais tem se tornado cada vez mais comum.

O uso dessa ferramenta bem simples foi muito bem explorada pelo duo Cat Dealers na primeira track que marcou o início da sua jornada de sucesso, a “Your Body” como podemos ver a partir do 01:59 da música.

No drop dessa música o vocal foi picotado e teve seu pitch alterado diversas vezes e de diversas formas, dando um ritmo único para a track e com certeza facilitando muito a sua viralização.

Desde então, é possível observar o uso da mesma técnica em várias outras de muitos outros produtores do estilo. Porém, o mais legal é que isso não é novidade e outros estilos fora do Brasil também utilizam a mesma técnica como podemos ver na track IOUE do Tommy Trash (0:45).

Isso pode parecer algo extremamente complicado, especialmente se você não conhecer a forma correta de fazer. Existem dois meios de atingir esse resultado, o primeiro é o bom e velho “copiar e colar” trechos de áudio do vocal que você quer e ajustar o pitch usando o Transpose do sample.

Porém, isso é bastante trabalhoso, porque você precisa posicionar cada sample de áudio recortado na posição correta do grid, e fazer o ajuste do transpose de forma manual, o que pode levar um certo tempo e ser um pouco ruim caso você queira fazer edições futuras.

E o segundo meio (e na minha opinião, mais prático) é utilizando a função “Slice” do simpler. Essa função te permite atribuir um trecho do sample carregado a uma nota no seu teclado MIDI.

Dessa forma, você pode criar o ritmo utilizando um MIDI de uma maneira muito mais prática e rápida para transformar sua ideia em música.

Então, vamos resumir o passo a passo:

  • Crie um canal MIDI
  • Carregue um Simpler nesse canal
  • Carregue seu sample de vocal no Simpler
  • Altere o modo do Simpler para “Slice”
  • Ajuste os trecho de cada picote para que fiquem da maneira que você deseja
  • Crie um clipe MIDI e “toque seu vocal”

Bem simples não é? Mas não esquenta, se você se perdeu nesse passo a passo, eu gravei um vídeo mostrando detalhadamente como fazer, para conferir, basta apenas dar o play aqui em baixo.

Lembrando que essa é apenas mais uma dica de produção, se você gostou e quer aprender passo a passo como produzir uma track completa do começo ao fim, não deixe de conferir o curso de produção de música eletrônica completo da Academia do DJ.

Dentro do curso você vai aprender detalhadamente como criar cada elemento da sua música, baterias, melodias e harmonias (mesmo que você não saiba nada sobre teoria musical), efeitos especiais, basslines, etc.

Além disso você vai poder me ver passo a passo criando duas tracks de estilos diferentes desde o início, até a mixagem e masterização da música.

[POST] O que é mixagem e masterização?

O curso foi criado de amante da música para amante da música, e pensado para que qualquer pessoa possa produzir uma música, mesmo que ela não tenha um home studio profissional, não seja DJ e não tenha nenhuma noção sobre produção ou teoria musical.

Para conhecer o conteúdo detalhado do curso, conferir depoimento dos alunos, bônus e a garantia de satisfação de Academia do DJ, basta clicar nesse link ou no botão que está aqui em baixo, nos vemos no próximo post!

Participe da nossa comunidade no Telegram e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!