Ufa! Chegamos então na terceira e última parte da nossa série de posts “Como Ser DJ?”. Apenas para recordarmos, no primeiro post eu dei uma introdução sobre o que você precisa para ser um DJ e falei sobre o carisma dos DJs e como desenvolve-lo.
No segundo post eu falei sobre o lado técnico que um DJ deve ter, algumas habilidades, como Scratch e Mixagens em diversos pontos da música, falei um pouco sobre o seu curso de DJ e, além disso eu dei a dica de ouro sobre o Ensaio de um DJ e como ter um sinal de que você está pronto para enfrentar as pistas.
Se você ainda não leu algum dos artigos você pode clicar agora mesmo no link aqui em baixo para conferir o que você perdeu.
- [POST] Como Ser DJ? Parte I – Carisma – Clique Para Acessar
- [POST] Como Ser DJ? Parte II – Técnica – Clique Para Acessar
Agora chegamos ao terceiro e último post onde eu quero tratar do assunto onde a maior parte dos DJs peca, o seu marketing pessoal.
Como eu falei no post anterior, a parte técnica pode ser facilmente aprendida, porém, um dos fatores que definem o quanto você pode ganhar por noite é o fator “Quantas pessoas você é capaz de trazer para o meu club se eu te contratar?”.
Quanto mais pessoas um DJ é capaz de levar, maior será o seu cachê. Afinal de contas, se você fosse o dono de um Club você gostaria de chamar um top DJ como o David Guetta, que é capaz de “levar” facilmente 10 mil pessoas para o seu club, ou um DJ qualquer da sua cidade, que faz as melhores viradas da região (ou seja, é tecnicamente muito melhor que um top DJ), mas só vai levar alguns amigos?
Não estou desmerecendo ninguém, estou apenas querendo te mostrar como funciona a cabeça de um dono de club e porque trabalhar o seu marketing pessoal é tão importante.
Aqui no blog também tem uma entrevista bem legal com um especialista em Marketing Para DJs, chamado “Everson K”, nessa entrevista ele dá várias dicas e responde muitas perguntas que sempre nos fazemos quando estamos começando… como por exemplo “O que falar para um contratante para fechar uma gig?”, “Como pegar mais festas?” e muito mais.
- Entrevista com Everson K – Especialista em Marketing Para DJs
Tenho certeza que essa entrevista será muito útil para você, não deixe de conferir.
“Entendi Everton, então eu devo começar a mandar mensagem para todos os meus amigos com os links para o meu Set e convite para as festas que vou tocar, certo?” – ERRADO!
Tome muito cuidado com isso, fazer esse tipo de coisa pode te deixar com uma má imagem para os seus amigos em redes sociais e fazer com que as pessoas saiam falando “Aquele DJ faz Spam” ou você se torne o “chatão da turma” que só lembra do pessoal quando precisa fazer convite para as baladas.
Se você observar os grandes DJs, todos eles usam da mesma sacada para atrair seus fans e ouvintes na internet: o Podcast. Então se até mesmo os top DJs fazem, porque você não faria? O Podcast é uma ótima forma de atrair novos fans, e manter o engajamento daqueles que já te conhecem, por isso, aqui vão algumas dicas para um Podcast de sucesso.
Mantenha Uma Periodicidade
Se você acompanha o Podcast “Protocol Radio” do Nicky Romero, você sabe que no final ele sempre diz algo do tipo “Até a semana que vem”, dessa forma, o assinante do Podcast sabe que toda semana tem um novo episódio, e ainda de quebra a vinheta fala “Mesmo horário, mesmo local” para reforçar essa mensagem.
Seu fan e seguidor gosta de saber que daqui alguns dias haverá novidade no seu site ou no seu perfil, portanto informe a ele de quanto em quanto tempo terá novidades na sua fan page ou seja, dessa forma você mostrará que é um DJ que está sempre atualizado e trazendo novidades para o seu público.
Permita o Download do Seu Set
Quando terminar o set deixe uma mensagem convidando a pessoa para fazer o download do seu podcast para que ela possa ouvir no carro, iPod ou celular, dessa forma você faz com que seu fan sempre esteja lembrando de você, afinal já dizia o ditado “Quem não é ouvido não é lembrado”.
Caso você não consiga colocar no áudio uma mensagem, deixe na descrição do site que você utilizar para postar (Youtube ou Mixcloud) um link para download e um texto como “Que tal ouvir esse podcast em qualquer lugar? Clique Aqui e Faça o Download Gratuito Agora Mesmo”
Utilize As Redes Sociais!
Poste seus podcasts na sua página do Facebook ou no seu perfil pessoal caso não tenha uma fan page, mas quando você fizer o post não cole o link do set sem nenhum contexto. Insira algum texto do tipo “Você já conferiu a nova edição do meu Podcast X (Sim, tenha um nome para o seu podcast)? Clique aqui para conferir e fique por dentro das melhores músicas que estão agitando a galera”.
Se você é fan do Instagram você também pode postar seus sets no Insta, para isso recomendo que você criar uma boa capa, faça o post e siga as dicas acima, poste o link para que a pessoa possa ouvir online, ou fazer o download caso ela deseje.
Se você possui um bom conhecimento em marketing online e dispõe de algum dinheiro para investir na sua carreira você pode também usar os anúncios do Facebook a seu favor.
Além dessa estratégia de marketing pela internet, mesmo nos dias de hoje ainda é muito importante para um DJ ter alguns contatos da noite, promoters, donos de clubs e amigos que possuem forte influência, uma boa indicação é o caminho mais curto para conseguir bons trabalhos (na maioria das carreiras).
Com isso, chegamos ao final da série “Como Ser DJ?”, eu espero que isso realmente tenha te dado uma luz no fim do túnel para que você possa iniciar sua carreira com o pé direito. Não deixe de conferir a entrevista com o Everson K, foi um bate papo que agregou muito valor e clareou as ideias de muitos DJs e com certeza, também vai clarear as suas.
O que você achou da série? Você ficou com alguma dúvida? Há mais alguma coisa em que eu possa te ajudar? Deixe sua resposta nos comentários.
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