Dicas Para DJ

Onde Baixar Músicas de DJ em 2023

Onde Baixar Músicas de DJ em 2023

Não importa se você já é DJ e tem algum tempo de estrada, se você está começando agora e nem mesmo se você ainda está se preparando para começar como DJ. Uma das grandes perguntas que veem a mente quando você pensa como DJ é: “onde baixar músicas de DJ?“. Vem ano e vai ano e a pergunta é sempre a mesma, porém com a vinda da tecnologia, os lugares para conseguir suas músicas de DJ vão sempre mudando, então é sobre isso que vamos falar nesse post.

É claro que quando essa pergunta vem a tona, uma das primeiras respostas que vem a mente quase automaticamente é: “Bom, é tranquilo, eu posso baixar minhas músicas pelo Youtube”. Infelizmente essa não é sua melhor opção, na verdade essa deveria ser sua última opção.

“Ai Everton, você vai vir com aquele papo de pirataria e bla bla bla, me economize!”. Na verdade não!

Porque você não deve tocar músicas baixadas do Youtube – ou deve evitar isso ao máximo

Baixar músicas do Youtube é uma coisa muito comum e que diversos DJs fazem quando estão começando suas carreiras, e o fato é que o Youtube é uma ótima fonte de música, se você está querendo descobrir novas músicas ou acompanhar os top charts, o Youtube Music é sensacional para isso, porém, não como fonte de download.

O que muitas pessoas não sabem é que muitas plataformas de streaming aplicam uma normalização de áudio em cada música. E elas fazem isso para diminuir as chances de você ouvir uma música mais alta que a outra.

Caso você não esteja familiarizado, normalização é um processo onde você faz com que o áudio todo soe mais ou menos no mesmo volume. Então vamos supor que você queira que suas músicas todas soem em 0.0Db, então ao receber uma música que está com o volume de 4.0Db você irá aplicar uma compressão e abaixar o volume dela para que ela toque em 0.0Db. Mas o que acontece se você receber uma música que está com o volume em -2.0Db, por exemplo?

Bem, então nesse caso, você também fará uma compressão, mas ao invés de abaixar o volume, você irá aumentar o volume dessa track para que ela toque em 0.0Db.

Agora você deve estar pensando “Bom Everton, então ótimo! Isso só quer dizer que todas as minhas músicas terão o mesmo volume!”. Na verdade não!

Quando uma música passa pelo processo de normalização ela perde um pouco (as vezes muito) a sua dinâmica, isso quer dizer que aquele clap alto, aquele kick forte e todos os outros sons que exigem um “atack” forte vão perder esse impacto. Além disso, se você comprimir demais uma música, ela vai soar bem abafada.

Em resumo, o processo de normalização pode tirar muita qualidade dos detalhes das músicas.

E ai você me diz “Bom, mas sem problemas, eu posso compensar tudo isso com um pouco de volume e uns ajustes no equalizador do meu mixer”. Sinto lhe dizer, mas se você tem uma música de baixa qualidade, aumentar o volume dela não fará com que ela soe melhor, apenas fará com que ela seja uma música de baixa qualidade tocada mais alto.

Por isso é extremamente importante que você seja exigente com a qualidade de áudio das suas músicas, procure sempre utilizar arquivos no formato MP3 320k ou WAV e o mais importante medidor de qualidade: seus ouvidos – tenha certeza que você está ouvindo bem todos os sons da música, que ela não está abafada, e que os elementos tocados de um lado ou do outro no som stereo estão devidamente onde deveriam estar.

Dito isso, existem dois sites que são os meus favoritos que se trata de sites para baixar músicas de DJ.

DJCity.Com

O DJCity.com é um site que eu gosto muito! Ele é um tipo de site chamado “DJ Record Pool”. Ou seja, um site que reúne músicas e conteúdos especificamente para DJs, o que é excelente para nós!

A proposta desse site é disponibilizar músicas em alta qualidade (MP3 320k) de diversas tracks de gêneros diferentes, e o mais legal: todas elas são “DJ friendly”, o que quer dizer que elas são versões estendidas, ou seja, elas possuem Intro e Outro, o que acaba consequentemente facilitando suas mixagens – afinal de contas, não queremos ter que ficar mixando “radio version”, certo?

Nesse site você encontra músicas de diversos estilos: latinas, deep house, future house, eletro house, hip hop e muito mais! Além disso, nele você também pode fazer suas buscas por BPM, o que ajuda muito quando você está querendo montar um set em um bpm específico.

Uma coisa que eu preciso te alertar a respeito desse site, é que talvez nele você não encontre músicas na versão original (o que é ótimo se você é um DJ que gosta de tocar músicas um pouco mais alternativas). Geralmente eu encontro ótimas versões alternativas de músicas que já são conhecidas, porém, por algum motivo, essas tracks não estão disponíveis em outros lugares da internet, o que torna esse site uma fonte de músicas únicas e quase que exclusivas.

O serviço não é caro e eu super recomendo que você assine por 1 mês para testar.

Beatsource.Com

Esse é o meu segundo site favorito para baixar músicas de DJ: Beatsource.Com

Esse site é um pouco especial porque diferentemente do DJCity, a biblioteca dele é formada por vários hits top charts, então se você toca em festas como por exemplo, casamentos, aniversários ou clubs onde você precisa tocar músicas mais “pops”, o beatsource.com é definitivamente uma ótima pedida para você.

Nele, geralmente eu não consigo encontrar muitas opções de remixes, porém, consigo encontrar as versões originais em formato “extended” para facilitar minhas mixagens.

Além disso, o Beatsource.com tem duas grandes vantagens:

A primeira é que ele funciona por Streaming e conecta diretamente no seu software de DJ. Isso que quer dizer que você pode logar com a sua conta do Beatsource dentro do seu software de DJ (Rekorbox, Serato DJ, Traktor, etc) e você pode carregar as músicas por streaming no momento em que vai tocar, assim, você não precisa mais ficar baixando músicas para o seu computador, economizando espaço e dor de cabeça em ter que ficar carregando pen-drive, hd externo, etc.

Óbviamente, você só precisa de conexão com a internet. Mas se você não quiser ter que se preocupar com a conexão com a internet, você pode usufruir do segundo benefício que esse site oferece: você pode salvar o streaming das suas músicas para tocar offline (assim como você pode fazer no Spotify, Netflix, etc). Sensacional, não é mesmo?

A minha sugestão é que você faça um teste em cada um dos sites e veja qual dos dois te atende melhor e então mantenha a assinatura nesse.

A vantagem de utilizar esses dois sites, é que você terá certeza que está tocando músicas de alta qualidade e que são próprias para DJ, com alto potencial de agitar as pistas.

E ai, o que achou dessas dicas? Se você curtiu, não esqueça de compartilhar com os amigos para que eles também saibam onde conseguir músicas de alta qualidade e bombarem ainda mais as pistas! E não deixe de nos seguir em todas as redes sociais – @academiadodj . Nos vemos em breve, um abração!

Essa dica também está disponível no nosso canal do Youtube:

YouTube player

 

Participe da nossa comunidade no Telegram e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!