Estar na posição de DJ é algo que muitas pessoas sonham e desejam, homens e mulheres, de todas as idades e que gostam dos mais variados estilos musicais.
Quando você vai pra balada com frequência e vê o DJ rodeado de pessoas, se divertindo com os amigos e ainda ganhando por isso, uma das primeiras coisas que se passa pela sua cabeça é: “Uau! Eu quero ser DJ e provar dessa vida!”, então logo em seguida você chega em casa, liga o pc e pesquisa no Google “Como Ser DJ”, ai você se depara com esse post, onde eu quero compartilhar com você tudo o que eu sei, e o que você precisa saber para se tornar um DJ iniciante, porém não amador.
É importante te lembrar que essa é uma série de 3 artigos, onde em cada um deles vou falar dos principais pontos que você deve saber para se tornar o DJ que você sempre sonhou em ser, o link para as continuações estão aqui em baixo:
- [POST] Como Ser DJ Parte II – Técnica – Clique Para Acessar
- [POST] Como Ser DJ Parte III – Marketing – Clique Para Acessar
Eu tenho a obrigação de começar esse post com uma má notícia: infelizmente, não há uma receita para se tornar um top DJ. MAS! Eu tenho uma boa notícia para te dar: Apesar de não haver uma receita, há alguns atalhos que você pode aproveitar, então leia esse post até o final para conhecer todos eles.
Ser DJ é algo que ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é algo que você precise nascer com o dom, é uma atividade que tecnicamente pode ser aprendida por qualquer um, porem, o papel do DJ tem mudado muito recentemente.
Antigamente em uma festa o DJ ficava em um canto isolado na cabine onde ele era apenas um trocador de música, mas nos dias de hoje ele tem cada vez mais se tornado o foco das festas.
Atualmente um DJ precisa ter carisma para que ele possa cativar a pista, criar uma identificação com o público e mostrar que ele está ali única e exclusivamente para divertir as pessoas que estão o prestigiando.
Criar esse carisma pode ser um pouco complicado se você é tímido, mas mesmo assim eu vou te dar algumas dicas que podem te ajudar a se entrosar mais facilmente com o seu público:
Toque Músicas Que As Pessoas Conhecem
É verdade que uma das coisas que faz com que um DJ se destaque entre os outros são as músicas exclusivas do seu set, que o público só ouve quando VOCÊ toca, porém, em alguns estilos de clubs o público já chega sabendo o que quer ouvir.
Então sempre tenha seu set algumas músicas que estão no “mainstream” do seu estilo musical, aquelas que todos conhecem dentro do seu gênero. Isso é importante para que os convidados não saiam da festa comentando coisas como “Nossa, aquele DJ só tocou música estranha”.
Desperte o Sentimento no Publico
Algumas músicas despertam fortes emoções nas pessoas, por exemplo, muitas vezes um pop rock remixado faz a pista cantar, gritar e colocar as mãos pro alto, e cada vez que isso acontece o seu favoritismo com o público cresce, isso faz você sorrir, se sentir mais a vontade e interagir ainda mais com a pista.
Porém, tome cuidado, algumas músicas têm hora certa para serem tocadas, e errar esse momento pode causar o efeito contrário e fazer o público pensar “Que raios esse DJ está fazendo?”
**Sinta a Pista**
Essa é uma das habilidades mais importantes (se não a mais importante) que um DJ deve desenvolver.
Sentir a pista deve ser a principal habilidade de um DJ, você deve saber ver, ouvir e sentir a reação da pista para a música que você está tocando, muitos DJs só percebem quando acertam a música da pista e todos ficam agitados e não reparam quando a pista está esvaziando ou perdendo o ritmo.
Porem você deve sentir principalmente quando a pista não recebe bem um determinado som, pois nesse caso, você pode ter tocado uma música antiga, ou um remix de algum gênero que não é tão favorito do público, ou pode até ser a track do momento mas só foi tocada na hora errada. Fique sempre atento!
O carisma é um dos pontos principais do DJ atual, se você observar a participação dos grandes DJs nos maiores festivais de música eletrônica do mundo, você vai ver que eles passam a maior parte do show agitando a galera ao invés de se preocuparem em fazer mixagens mirabolantes.
Eles ficam boa parte do tempo pulando, batendo palmas com o público, apontando para a galera (acredite, as pessoas gostam de sair de uma festa e falar “O DJ apontou pra mim! Uhuuu!”, falando no microfone e interagindo com o público.
Entretanto, temos também o outro ponto muito importante de ser falado para quem quer saber Como Ser DJ, que é o lado técnico do DJ, que sem dúvidas, também é muito importante. Por isso na segunda parte dessa série eu trato justamente sobre esse ponto, então, clica no link que está aqui em baixo para acessar o segundo artigo sobre Como Ser DJ.
-
[POST] Como Ser DJ Parte II – Técnica – Clique Para Acessar
Seja o primeiro a comentar!