Dicas Para DJ

Equipamentos Para DJ – O que é preciso para começar?

Equipamentos Para DJ – O que é preciso para começar?

Quando eu decidi que queria ser DJ definitivamente, uma das primeiras coisas que fiz foi correr atrás dos equipamentos, o problema foi que eu nem sequer pesquisei sobre o que era minimamente necessário e o que era “luxo” para que eu começasse a tocar.

Comecei então a ir nas lojas de instrumentos da minha cidade, e em cada loja que eu entrava a cena era mais engraçada (imagine uma pessoa falando que quer um equipamento parecido com o Virtual DJ… Essa pessoa era eu! Haha).

Na primeira loja eu cheguei e falei para o vendedor “Oi, to procurando aqueles equipamentos de DJ”, ai o vendedor respondeu “Qual?”, eu: “Ah, aqueles que os DJs usam!” (acredite, eu nem sequer sabia o que eram CDJs ou Controladoras!).

Em cada loja eu falava algo diferente e mais engraçado, quase cheguei a falar que eu queria um par de vitrolas para mixar, hahaha.

Mas em fim, o que eu quero nesse instante é que quando você terminar de ler esse post você tenha em mente um conhecimento minimo dos diversos tipos de equipamentos para DJ que existem, para que eles servem, e quais deles são necessários para iniciar sua carreira como DJ.

Antes de mais nada, é importante lembrar que você também pode começar tocando em festas pequenas utilizando apenas o seu notebook e um fone de ouvido normal desde que você conheça as técnicas certas. É esse o caminho que eu ensino no curso de DJ completo da Academia do DJ e foi assim que comecei também.

Você pode acessar esse link para conferir todas as informações sobre o curso de DJ online da Academia do DJ.

Bem, mas agora, sem mais delongas, vamos começar com a apresentação dos equipamentos que um DJ pode utilizar, então primeiro vamos ver sobre o equipamento que simboliza e representa o DJ.

Fone de Ouvido

O fone de ouvido sem dúvidas é um dos maiores ícones dos DJs, e com certeza ele tem uma função muito importante tanto para os ensaios (sim, eu disse ENSAIO!) quanto para as apresentações e produções.

Esse é um equipamento de DJ que não deve ser somente bonito, ele deve primeiramente ser útil aos seus ouvidos, e depois bonito.

Eu falo isso porque é com o fone que você terá sua pré-escuta, ela serve para você ouvir a próxima música que irá entrar antes que ela seja tocada para o público.

Por eu ter falado que ele deve primeiro ser bom e depois bonito, você deve estar se perguntando agora “Qual fone é bom Everton?”, essa é uma discussão que vai longe, porém o que você precisa saber nesse instante é que para iniciar você não precisa gastar muito dinheiro com seu fone.

Apenas atente-se aos seguintes quesitos quando você for escolher um:

  • O fone tem um bom grave? Ou seja, você consegue ouvir e sentir a batida da música mesmo quando está em um ambiente com muito barulho?
  • O fone é confortável? Se o fone for muito desconfortável você pode ter fortes dores de cabeça quando usá-lo por muito tempo
  • Você acha o fone minimamente bonito e com um design bacana?

Para você ter uma ideia de como o investimento num fone não precisa ser alto, durante muito tempo eu toquei em bares usando um fone que ganhei de graça em uma promoção de refrigerante (literalmente!), ele nem era de alguma marca conhecida, mas atendia aos quesitos a cima.

O fone de ouvido é um equipamento para DJ indispensável para iniciar (mas não precisa gastar todo seu dinheiro em um fone “ultra mega power top”). No vídeo que eu postei lá no canal do Youtube, eu explico para que serve o fone de ouvido do DJ.

CDJ

A CDJ é um dos reprodutores de música usado pelos DJs, eu disse UM DOS pois há outras opções como você verá adiante nesse artigo.

Antigamente as CDJs reproduziam somente CDs, tinham os efeitos embutidos (como na CDJ 200 da Pioneer por exemplo), e algumas não possuíam a timeline da música. Maaas, com o passar do tempo, as CDJs estão vindo mais modernas, com entrada para CD e Pendrive, porém os feitos deixaram de vir na CDJ e agora são aplicados pelos mixers e/ou processadores de efeitos.

Esse não é um equipamento que você precise no inicio da sua carreira.

Controladoras

As controladoras são a segunda opção de reprodutores de música. São muito praticas por funcionarem integradas com softwares e apps específicos para DJs. Porem em muitos lugares tocar com uma controladora pode fazer com que você não seja muito bem visto por outros DJs.

Por reproduzirem músicas diretamente do pc/notebook, as controladoras não exigem que você ande pra lá e pra cá com pen drives e CDs, porem alguns modelos trazem essas entradas disponíveis.

Embora seja possível encontrar alguns desses equipamentos usados por baixo custo (a partir de R$ 300,00), esse é um equipamento que você pode querer ter no início da sua carreira para se divertir, entretanto, com um bom notebook e um bom programa para DJ você já é capaz de tocar em festas de amigos, e se apresentar em alguns bares de pouco movimento.

Controladoras e CDJs são dois equipamentos que dividem os DJs e causam diversas discussões em blogs, grupos e redes sociais, por isso, eu resolvi tratar nesse outro post sobre o que é melhor.

  • [POST] O que é melhor? Controladora ou CDJ?

Controladores MIDI

Controladores MIDI são usados comumente utilizados pelos MCs e DJs do Funk. Esses equipamentos são capazes de carregar samplers (trechos de áudios) e isso é muito útil quando você deseja fazer apresentações e mixagens ao vivo, como por exemplo baterias eletrônicas no meio de uma música, ou como no funk, onde é tocado pequenos trechos de vocais durante a batida.

Alguns modelos de Controladoras trazem um teclado MIDI embutido para cada deck, mas também é possível compra-los separadamente e utiliza-los plugando seu USB.

Esse equipamento não é necessário para um DJ iniciante mas sem dúvidas, quando bem usado dá um grande diferencial na apresentação de qualquer um.

Processadores de Efeitos

Como o próprio nome sugere, esses equipamentos servem para aplicar efeitos nas músicas em tempo real. Sobre esse equipamento prefiro deixar que você confira com seus próprios olhos, o vídeo aqui em baixo fala por si só.

https://www.youtube.com/watch?v=SQokMcJzAwk

Toca Discos

O toca discos é a terceira opção de reprodutor de música disponível para quem tem um pouco mais de grana para investir em equipamentos.

Tocar com um par de Technics sem dúvidas impõe muito respeito e mostra que você não veio a esse mundo para brincadeiras.

Porem além de caros, os toca discos requerem um carinho especial, tanto com os vinis, quanto com os próprios toca discos em si (agulhas, etc).

Felizmente, graças a tecnologia, também é possível utilizar os toca discos integrados com o seu pc ou notebook, para isso você precisa de um programa que integre ambos, e um par de vinis que simulam as músicas que estão sendo tocadas em cada deck.

Um par de toca discos sai bem caro, e esse definitivamente não é um equipamento necessário para dar o start em sua vida noturna.

Mixer

Por último mas não menos importante, temos o mixer, que serve para controlar e dar uma breve equalizada nas saídas de áudio de cada canal.

Há diversos modelos de mixers disponíveis no mercado com muitas variações, há mixers com e sem efeitos, para 2 ou 4 canais (para que você possa ligar 2 ou 4 CDJs / Toca discos), mixers grandes e pequenos, etc.

O que você precisa saber inicialmente sobre o mixer, é que com ele podemos controlar as faixas de frequências das músicas que estão sendo tocadas, ou que irão entrar.

As frequências no mixer são dividas em:

  • LOW, essa é a faixa das frequências baixas, onde fica todo o som grave da música como Baixos e Kick’s, portanto, se em algum instante você quiser deixar a música sem batida (Kick), basta cortar todo o grave no mixer.
  • MED, trata as frequências médias, onde geralmente temos presente uma parte do vocal e sons que não são tão graves e nem agudos, você pode até ver em alguns tutoriais ou blogs por ai que se você deseja cortar o vocal de uma música basta remover o MID, mas somente isso não funciona.
  • HIGH, são as frequências altas, cortando essa faixa podemos remover os alguns sons de pratos (Hi Hats), efeitos, e outros sons que sejam agudos.

O mixer ainda trás consigo próximo aos botões do Equalizador, um botão para ajustar o ganho da música, ou seja, para que você possa compensar a diferença de volume de uma música para outra, aumentando ou diminuindo esse ganho.

Quando você toca com um par de CDJs ou Toca Discos você precisa de um mixer externo, porém, a Controladora já traz consigo um embutido. Portanto, se você começar com uma controladora você não precisará de um mixer (reduzindo o investimento inicial), mas se optar por CDJs então deverá compra-lo também.

Ufa! Agora você pode estar se perguntando, o que é melhor, CDJ ou Controladora? Essa é uma longa discussão que paira entre os DJs que estão a mais tempo no mercado vs os novos DJs e que eu trato mais a fundo nesse outro post.

É importante te alertar também que não adianta nada fazer um investimento monstruoso nos seus equipamentos quando você está começando se você não conhecer as técnicas certas e a melhor forma de usar cada um dos recursos dos seus “equipos”.

Por isso, é altamente recomendável fazer um curso de DJ antes de montar seu “setup” (nome dado à configuração de equipamentos e programas usados para tocar). Para que você conheça as principais técnicas e quais recursos você vai querer/precisar utilizar para fazer suas apresentações.

No curso de DJ Online da Academia do DJ você aprende técnicas que podem ser aplicadas em qualquer equipamento (CDJ, Controladora ou Vinil) e qualquer programa de DJ (Virtual DJ, Traktor ou Serato), além de uma teoria muito importante que alguns cursos não ensinam. Você pode saber mais sobre o curso de DJ online clicando aqui.

Espero que com essa pequena lista e explicação você tenha um norte para pesquisar seu equipamento e não saia por ai falando que quer vitrolas para mixar, como eu fiz hahaha.

Por falar nisso, gostaria de encerrar o post com a seguinte pergunta, você como DJ iniciante já usou algum equipamento? Qual? O que achou da sua experiência?

Deixe sua resposta aqui nos comentários, e se ficou alguma dúvida não deixe de comentar também.

Participe da nossa comunidade no Telegram e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!