Eu recebo diversas dúvidas por email e mensagem no Facebook… mas de longe uma das dúvida mais frequentes que recebo por mensagem da galera que está pensando em investir em equipamentos para produção de música eletrônica e/ou home studio é:
O que é melhor? Fone de Ouvido ou Monitor de Áudio? Qual dos dois comprar primeiro? Preciso ter os dois?
Se essa é a sua dúvida também, pode ficar tranquilo, aqui vai a minha resposta: você não precisa investir nos dois (pelo menos logo de cara) porque cada um deles tem uma função diferente.
Para explicar melhor um pouco sobre isso, eu fiz um vídeo falando um pouco mais sobre o assunto para deixar tudo bem claro.
Ainda vale lembrar que nenhum equipamento é a resposta para se tornar um top produtor. Se você ainda não domina as técnicas de produção, não é um bom fone de ouvido, monitor de áudio ou teclado MIDI que vai te ajudar.
Portanto, antes de mais nada é importante você ter noção das técnicas de produção, elementos das tracks, entender como funciona o espectro sonoro, etc etc.
Se tudo isso soa como novidade para você e se ainda se sente perdido na hora de produzir sua música, ou não consegue finalizar um projeto, recomendo que você dê uma olhada no curso de produção de música eletrônica da Academia do DJ.
Nesse curso você vai aprender passo a passo tudo o que você precisa para produzir suas tracks do começo ao fim, como criar cada elemento da sua track (bassline, drums, melodia e harmonia, efeitos especiais, etc etc), além de métodos passo a passo para produzir uma música sempre que quiser (sem se tornar dependente daquele famoso “momento de inspiração”).
No curso você ainda vai acompanhar o processo de criação passo a passo de dois projetos (um de EDM/Big Room e o outro de Brazilian Bass) do começo ao fim.
Para saber mais sobre o conteúdo detalhado do curso e fazer sua inscrição basta clicar aqui nesse link ou no botão que está aqui em baixo.
SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE PRODUÇÃO COMPLETO »
Mas, se você chegou até aqui nessa leitura, vou assumir que você domina tudo o que eu disse acima e que estamos claros para falar sobre a disputa eterna: monitor de áudio vs fone de ouvido para produzir música eletrônica.
Então, como falei no começo do post, para explicar melhor sobre como funciona toda essa coisa, eu fiz um vídeo falando mais a respeito do tema, basta você dar o play aqui em baixo para conferi-lo.
Se você está procurando por algumas recomendações de fone de ouvidos e monitor de áudio, vou deixar aqui em baixo algumas sugestões pessoais que no meu ponto de vista, tem um bom custo x benefício.
Fone de ouvido para produção de música eletrônica
Beyerdynamic DT 990
É um fone de ouvido aberto, bem confortável e ideal para produção em casa e mixagem da sua track, já que é aberto e permite que você tenha interferência do ambiente externo, permitindo que você tenha uma mixagem mais próxima do “mundo real” que o seu ouvinte estará a maior parte do tempo.
Possui um range de frequência bem satisfatório (de 5Hz a 35kHz), atingindo também a região sub grave da coisa com uma linha de reprodução sem muito ganho de volume (ao contrário dos fones para DJs)
Monitor de áudio para produção de música eletrônica
Alesis Elevate 5 MKII
É uma boa pedida de monitores na relação custo benefício, não é top de linha mas atende muito bem as necessidades, também responde muito bem as frequências graves e sub graves.
Se usado em conjunto com o Beyerdynamic e uma Scarlett 2i2 como placa de áudio externa, você terá uma boa dupla para produzir com fone e sem fone.
Para monitores há outras opções mais tops de linha, como KRK, porém estão em outra faixa de preço hehe.
Se você gostou desse post não esqueça de compartilhar com seus amigos, tenho certeza que também será útil para eles 🙂
O que é melhor para produzir música eletrônica? Fone de ouvido ou monitor de áudio? – Disponível também no Youtube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=E02253pgpzc
Seja o primeiro a comentar!