Qual é o melhor programa de DJ?

Não importa se você já toca como DJ ou se está começando agora, saber quais os principais programas utilizados atualmente com certeza é importante para se manter atualizado e ter mais possibilidades criativas para melhorar suas apresentações.

Pensando justamente nisso tudo, eu decidi compartilhar com você nesse artigo um resumo esperto de quatro ótimos programas de DJ do mercado que na minha humilde opinião, você deveria pelo menos testar. Acompanhe um a um e encontre o melhor para a sua ocasião!

4 programas de DJ que você precisa conhecer:

Se você está pensando em usar uma controladora de DJ ou começar apenas com seu notebook para mixar músicas e animar verdadeiramente uma festa, então é indispensável utilizar um bom programa de DJ e hoje em dia existem alguns que se mostram como grandes destaques no assunto.

É importante lembrar também, que dentro do curso de DJ da Academia do DJ você aprende as principais técnicas usadas pelos maiores DJs do mundo através de dois dos principais programas de DJ do mercado – o Virtual DJ e o Traktor – e além disso, você aprende técnicas que podem ser aplicadas em qualquer outro programa ou equipamento de DJ.

Para conferir o curso de DJ completo, basta clicar aqui nesse link e você será direcionado para uma página onde você encontrará maiores detalhes sobre o conteúdo do curso, garantia de satisfação, depoimento dos alunos e link para sua inscrição.

A seguir serão apresentados quatro dos melhores programas atuais para quem deseja mixar músicas. Conheça um a um e até mesmo os experimente a fim de encontrar qual é a melhor opção para você e para a necessidade do seu trabalho ou hobby. Acompanhe:

1 – RekordBox DJ

Simples, bacana e eficiente, o RekordBox é um dos programas de DJ mais recentes no mercado, bastante recomendado entre aqueles que já atuam há algum tempo na área e um de seus grandes destaques é que ele permite uma excelente organização da bagunça musical durante a mixagem que agita as pistas.

Entre os recursos disponibilizados no programa destacam-se aqueles que permitem ajustar a batida das músicas para evitar erros e as famosas “sambadas”, também tem o cue points que permite a mudança entre diferentes pontos da música sem que esta ação seja perceptível e muito mais.

O RekordBox DJ ainda é repleto de funções para loop sendo que estes podem ser salvos e posteriormente reutilizados ao longo das mixagens.

Outro destaque deste programa de DJ é que ele permite que as playlists sejam transportadas para cartões SD ou até mesmo pen drives a fim de facilitar a execução das músicas durante a festa, além de permitir que as mesmas também sejam compatíveis na leitura da famosa CDJ Nexus 2000.

O programa está disponível para Windows e Mac. A sua grande versatilidade o torna um dos mais utilizados sendo que é indicado a realização de um curso para aprender mais sobre toda a potencialidade do software.

2 – Serato

Outro programa de DJ em alta (e o meu favorito) é o Serato DJ, que possui muitos recursos e excelentes atalhos para quem quer fazer uma mixagem de músicas marcante e de alta qualidade para os variados tipos de festa.

No software é possível criar caixas que garantem a organização das músicas e além disso o DJ pode analisar todos os seus arquivos para montar seu set por BPM, Key da música, etc. Os marcadores do Serato são ótimas formas de ajustar toda a grade que não se distorcem e garantem a boa energia e vibração!

Com muitos atalhos pelo teclado, esse programa de DJ ainda possui truques que permitem pesquisas rápidas que dão um upgrade na sua mixagem. Os bancos extras são excelentes suportes, principalmente para que não tem muita organização com as suas músicas haha

Para usar todo o potencial do Serato a dica é dar uma conferida no mini curso gratuito de Serato DJ que você pode acompanhar pelo canal do Youtube da Academia do DJ.

3 – Traktor

Uma ótima opção de programa de DJ é o Traktor que possui incríveis e inúmeros efeitos que profissionalizam o processo de mixagem do DJ. Para ter uma ideia, são ao menos 40 efeitos fora a possibilidade de salvar loops na música, um recurso muito prezado por quem já entende um pouco de mixagem.

Apesar de ser um pouco mais complexo na hora de realizar o mapeamento dos comandos da sua controladora de DJ, o Traktor tem uma interface simples e que pode ser muito bem explorada tanto por iniciantes quanto por profissionais.

Felizmente, um outro ponto favorável do programa é que ele está disponível para Windows e Mac, facilitando a vida da DJzada. Além disso, o Traktor é bem completo perto dos seus concorrentes.

A única restrição a primeira vista sobre o Traktor, é que configurar a mixagem de vídeos nele pode dar um pouco mais de trabalho do que nos seus concorrentes, o que pode ser um problema para alguns DJs que gostam e utilizam a mixagem de videoclipes com frequência.

Apesar deste detalhe, o Traktor ainda é uma das grandes preferências dos profissionais que fazem a mixagem de músicas!

Lá no canal do Youtube você encontra um mini curso gratuito de Traktor, para conferir basta clicar nesse link.

4 – Virtual DJ

Esse é um software para mixagem de músicas muito popular (se não o mais) que pode ser utilizado tanto por profissionais quanto por iniciantes, o Virtual DJ é um programa de DJ que tem se mostrado como uma excelente opção para animar as festas e normalmente, é a porta de entrada da maioria dos DJs.

Com opção gratuita ou paga, o software é instalado no computador onde ocorre a mixagem. Este programa permite que sejam utilizados inúmeros recursos e efeitos sendo que parte deles só estão disponíveis  na versão completa do programa, é claro.

A versão gratuita, inclusive, é uma excelente alternativa para quem está começando na área. O valor da versão paga pode variar dependendo da opção que você escolher, você pode comprar a licença para somente uma controladora, ou ainda a versão completa para qualquer controladora por uma assinatura mensal ou um pagamento único lifetime (vitalício), qualquer uma delas desbloqueia todos os recursos do programa.

Um dos pontos mais destacáveis desse programa de DJ é que a configuração do mapeamento dos comandos para o uso de qualquer equipamento (interface de áudio ou controladora) é muito mais simples e fácil do que nos outros programas.

A interface do Virtual DJ, apesar de ser um pouco confusa para quem está iniciando na área, com várias opções e botões, é simples após algumas pequenas instruções e acompanhamento do mini-curso gratuito disponível lá no nosso canal do Youtube.

Vale destacar ainda que o Virtual DJ é um programa de DJ que está disponível tanto para Windows quanto Mac e também conta com o recurso de mixagem para video clipes.

Qual programa de DJ usar?

Agora que você conferiu as melhores opções em programa de DJ, recomendo que você teste cada uma delas para ver qual te atende melhor. Aproveite para compartilhar e trocar experiência com a DJzada por aqui contando qual deles você já utilizou e o que achou de cada um.

Sobre o [DJ] Everton Rezende

DJ e "aspira a produtor de música eletrônica", criador da Academia do DJ e do podcast "By Night".Louco por agitar a pista e ver aquele momento em que todos estão cantando e pulando junto com você. Curto muito compartilhar meu conhecimento e minhas experiências com outras pessoas e por isso esse blog existe. "Don't Stop The Party!"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *