Como Fazer Uma Voz Robótica Igual ao Daft Punk

É fato que a produção de música eletrônica tem um universo infinito de coisas que podemos criar, sejam essas coisas, loops, samples, melodias e/ou timbres. Mas se você é um bom produtor, provavelmente você vai concordar comigo que alguns efeitos nunca saem de moda e caem bem em diversos estilos e situações.

Por isso, nesse post eu decidi trazer um tutorial muito simples sobre um efeito clássico que muita gente deseja aprender a fazer (especialmente quando estamos começando na produção e queremos descobrir os segredos de músicas famosas).

Esse efeito nada mais é do que a famosa “voz robótica”, “voz metálica” ou se você preferir… “Voz de vocoder”.

Esse efeito se tornou muito popular com a música “Harder Better Faster” do Daft Punk e mais recentemente, a mesma sacada tem sido aplicada pelo Alok para falar com aquela voz robótica.

Além do efeito de voz robótica, muitos outros efeitos se tornaram bastante populares e também podem ser aplicados em diversos estilos, dentro do curso de produção de música eletrônica da Academia do DJ você vai aprender a criar muitos outros, como “uplifters”, “white noises”, “Drum fills” e muito muito mais.

Aqui no blog você pode conferir uma pequena amostra de uma das aulas do curso de produção, através desse outro post, além disso, você também pode conferir todo o conteúdo detalhado, bônus, garantia e depoimentos dos alunos clicando no botão que está aqui em baixo.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE PRODUÇÃO COMPLETO »

 

Basicamente para criar uma voz robótica, você precisa de um sintetizador ou sampler que reproduza um som bem digital, uma voz (obviamente) e o elemento chave, que é o vocoder.

O vocoder é o responsável por aplicar (ou "juntar") o sinal digital do seu sintetizador ou sampler à sua voz, resultando assim na famosa voz robótica.

Se você quer ter uma voz robótica igual a do Alok, você pode comprar um Vocoder para levar com você e se divertir nas suas gigs, eles estão disponíveis em diversos formatos e preços mas eu não diria que são um investimento realmente necessário - eu compraria mais pela diversão hahaha.

Mas se você estiver utilizando um software de produção de música eletrônica, você pode encontrar o Vocoder na sua lista de plugins (tanto o Ableton Live quanto o FL Studio já possuem seus Vocoders nativos), o princípio de uso de ambos são os mesmos (Sintetizador + Voz + Vocoder = Voz Robótica).

No tutorial aqui em baixo você pode conferir passo a passo como fazer isso utilizando o Ableton Live.

E ai o que achou? Simples e muito bacana não é mesmo? Conte aqui nos comentários o que achou dessa dica.

Sobre o [DJ] Everton Rezende

DJ e "aspira a produtor de música eletrônica", criador da Academia do DJ e do podcast "By Night".Louco por agitar a pista e ver aquele momento em que todos estão cantando e pulando junto com você. Curto muito compartilhar meu conhecimento e minhas experiências com outras pessoas e por isso esse blog existe. "Don't Stop The Party!"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *