Como Criar Sua Assinatura Artística Como Produtor

“Criar sua identidade artística” as vezes pode parecer algo meio nebuloso e genérico para algumas pessoas, seja quando o assunto é identidade como DJ, ou seja quando o assunto é identidade como produtor.

Por isso eu decidi fazer esse post falando um pouco mais sobre o assunto, mais especificamente da identidade do produtor, para clarear um pouco mais esse tema e te dar algumas dicas que você pode aplicar desde já na suas produções.

O que é identidade artística como produtor?

Mas antes de falar como criar uma identidade artística, é importante deixar claro o que é isso para ter certeza que estamos alinhados no conhecimento e que vamos falar a mesma lingua daqui para frente hehe.

Então, a sua identidade artística, basicamente se resume em qual é a sua linha sonora e qual a experiência que a sua música leva ao ouvinte.

Para ficar um pouco mais claro, vou dar um exemplo um pouco mais prático (um pouco exagerados) de cada um desses dois pontos.

Qual é a sua linha sonora?

Para entender esse exemplo você não precisa gostar de nenhum dos estilos que vou falar agora, mas imagine como você (na posição de fan de um grande produtor internacional) se sentiria, se de repente você ouvisse uma produção completamente sertaneja desse produtor, e algumas semanas depois uma produção de funk.

Não tenho nada contra nenhum dos estilos e o ponto aqui nem é abrir uma discussão sobre isso, mas exagerei no exemplo para que você pudesse entender que você como fan não saberia mais o que esperar desse produtor, e se antes você era super fan dele por causa das suas produções únicas dentro do gênero que você gostava, agora você vai precisar conhecer outra referência.

Num exemplo menos exagerado… imagine por exemplo se o Armin Van Buuren começasse a produzir Dubstep (what?!), ou o Skrillex começasse a produzir Reggaeton (what?!)… pois é… acho que agora você entendeu haha.

Qual a experiência que sua música proporciona?

Se você já assistiu ao documentário “Nothing but the beat” que conta um pouco da história do David Guetta e sobre o album com o mesmo nome, você deve se lembrar que durante o filme diversos artistas falam sobre o produtor e sobre sua música.

Em uma das partes do filme, o DJ e Produtor Laidback Luke fala “Adoro a sensação de poder esquecer tudo e estar na pista com as mãos pra cima, é uma sensação que dá vontade de dominar o mundo”.

Em outro trecho a ex mulher de David Guetta fala “a música dele é tão incrível, por um momento você fecha os olhos e pensa, é sério? Estou voando? Eu realmente estou voando?”.

O filme todo está repleto de exemplos de experiências que a música proporciona, e essa característica de “despertar sentimentos” sem dúvidas se tornou parte da identidade artística desse produtor.

Mas agora que estamos entendidos sobre “O que é a sua identidade artística”, é importante lembrar que se encontrar musicalmente você precisar ter suas habilidades como produtor em um nível razoável, porque no começo é normal produzirmos algo que nem nós mesmos sabemos definir o que é haha.

Então, se você acha que suas habilidades como produtor precisam melhorar, ou se você ainda não entende sobre produção de música eletrônica e quer entrar nesse mundo, recomendo que você dê uma olhada no curso de produção de música eletrônica completo da Academia do DJ.

Nele você vai aprender tudo o que você precisa para produzir uma música do começo ao fim, independente do estilo que você quer produzir.

Para saber mais sobre o curso, basta você clicar aqui nesse link ou no botão que está aqui em baixo, você será direcionado para uma página onde você pode conferir o conteúdo detalhado do curso, depoimento dos alunos, garantia de satisfação, bônus e o link para fazer sua inscrição agora mesmo.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE PRODUÇÃO COMPLETO »

 

Uma vez que você esteja num nível satisfatório como produtor, porque você deve se empenhar para criar sua identidade como produtor?

A resposta para isso é bem simples, a ideia toda por trás disso é construir uma base de fans sólida e fiel que gostem do que você produz, além também de fazer com que seus ouvintes possam reconhecer sua track antes mesmo de fazerem a pesquisa no Shazam.

Esses dois fatores são extremamente relevantes e importantes para um artista, quer ver? Quem é a única pessoa que vem a sua mente quando eu falo em DJ com cabeça de led? Exatamente! Deadmau5.

E se eu te perguntar sobre Dubstep? Com certeza você já pensou no Skrillex não é mesmo?

Essas coisas aconteceram porque esses artistas se empenharam em construir uma identidade única que os fizeram ser marcantes. Então como você pode fazer o mesmo?

Para falar um pouco mais sobre o que você pode fazer para criar sua identidade musical dentro da música, eu fiz um vídeo onde compartilho com você algumas dicas simples, mas muito poderosa.

Para conferir essas sacadas e começar a aplicar hoje mesmo, basta dar o play no vídeo aqui em baixo.

Espero que esse post tenha clareado um pouco mais o assunto identidade artística, e se você gostou, não esquece de compartilhar com seus amigos nas redes sociais beleza? Até mais!!

Como Criar Sua Assinatura Artística Como Produtor - Disponível também no Youtube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=0kzwfL3of1w

Sobre o [DJ] Everton Rezende

DJ e "aspira a produtor de música eletrônica", criador da Academia do DJ e do podcast "By Night".Louco por agitar a pista e ver aquele momento em que todos estão cantando e pulando junto com você. Curto muito compartilhar meu conhecimento e minhas experiências com outras pessoas e por isso esse blog existe. "Don't Stop The Party!"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *