Como Criar o “Efeito Boom” (Sub Bass Drop)

Brazilian Bass… Low Bass… “EDM Big Room”… você sabe me dizer o que esses estilos tem em comum entre si? Provavelmente você não tenha a resposta na ponta da língua mas quando você está em um club fica fácil de notar.

Exatamente! Todos esses estilos fazem o máximo possível para fazer o seu peito tremer usando e abusando das frequências graves e subgraves nas suas mais diversas formas, seja com um timbre de “bass super potente” ou com efeitos tão potentes quanto.

Por isso, nesse post você vai aprender como criar o famoso “efeito boom”, também chamado de “sub bass drop” ou “bass drop” que é muito popular nesses estilos e é uma ferramenta muito boa para fazer transições e também “efeitos de puxadas” para outras partes da track.

Esse é um efeito bem simples de ser criado mas que é muito poderoso, além disso, há diversos samples packs na internet que trazem samples desse tipo de efeito na parte de FX. Inclusive dentro do curso de produção de música eletrônica completo da Academia do DJ você pode encontrar diversos tipos desses efeitos.

Dentro do curso você também vai aprender mais sobre basslines, melodia e harmonia, baterias, efeitos especiais & transições e cada um dos elementos envolvidos dentro do seu estilo favorito.

Para saber mais sobre o curso de produção de música eletrônica, é só você clicar no botão que está aqui em baixo e você será direcionado para a página do curso onde você poderá conferir todos os detalhes do conteúdo, bônus (inclusive o sample pack exclusivo), depoimentos dos alunos e tudo mais.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE PRODUÇÃO COMPLETO »

 

A construção do "efeito boom" é bem simples e ele pode ser feito dentro de qualquer sintetizador que você quiser. Você pode fazê-lo em basicamente 3 passos:

1 - Limpar o preset do seu sintetizador

2 - Ajustar o tipo de onda para uma onda senoidal

3 - Ajustar o atack do envelope do pitch

Obs: Para atingir um resultado melhor e mais potente, é recomendável você tocar notas nas oitavas mais baixas.

No tutorial aqui em baixo você pode conferir passo a passo como esse efeito foi construído, e no meu SoundCloud (SoundCloud.Com/EverRezende) você pode conferir a track completa usada no exemplo.

 

Se você gostou dessa dicas não esqueça de compartilhar com seus amigos ok? Até a próxima!

Sobre o [DJ] Everton Rezende

DJ e "aspira a produtor de música eletrônica", criador da Academia do DJ e do podcast "By Night".Louco por agitar a pista e ver aquele momento em que todos estão cantando e pulando junto com você. Curto muito compartilhar meu conhecimento e minhas experiências com outras pessoas e por isso esse blog existe. "Don't Stop The Party!"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *